Infelizmente não é sobre isso que a minha sensacional professora (não é puxar saco, é comprar ponto) quer que escrevamos, então vamos falar sobre: SIMULADORES DE CIRCUITOS!
O que são simuladores? Posso simular um mundo em que não preciso trabalhar? Consigo simular uma simulação que simula simuladores simulando uma simulação de simuladores de sorvete?
Para saber a resposta disso e muito mais, baixe meu ebook, disponível nas melhores livrarias de baixa qualidade de conteúdo, logo ao lado de autores renomados na cena trash, como Olavo de Carvalho, pai do pensamento político brasileiro atual, Paulo Guedes, criador da novíssima coleção Fique rico ou mate os pobre pra ficar, entre outros.
Brincadeiras a parte, vamos ao que vale nota:
Simuladores são, basicamente, cópias de como determinada aplicação funcionaria na realidade, eles permitem que testemos as aplicações antes de as criar num laboratório ou in loco, isso salva muito dinheiro e sustos, porque quem já tentou fazer algo funcionar de primeira numa bancada de testes sabe que vai pegar fogo ou pelo menos sair fumaça.
Dessa ideia de testar no simulador antes de aplicar que vem a famosa frase daquele pensador que todo mundo conhece:
Dentre uma infinidade de simuladores os mais comuns são esses aqui em baixo:
1. EasyEDA - Easyeda.Com
2. Autodesk Circuits - TinkerCad.com
3. MultiSim Live - Multisim.Com
4. EveryCircuit - Everycircuit.Com
5. Proteus - https://www.labcenter.com
Eu possuo uma afinidade maior com o TinkerCad, provavelmente porque parece que estou brincando e não estudando enquanto uso ele, mas isso vai de cada um.
Uma das aplicações mais interessantes que criei no TinkerCad foi um "robô" que anda de um lado pro outro e não bate nas coisas, pode não parecer muito, mas você sexta a noite depois de 6 lata de Brahma morna já não consegue andar de um lado pro outro sem bater em tudo, então segura sua bola, ok?
Esse aqui é o esquema de montagem do protótipo:
Foi baseado na plataforma Arduino, inclusive, se tiver curiosidade mas não muito dinheiro, essa é uma ótima plataforma para começar, além de que os componentes não queimam fácil, se sobreviveram a mim, sobreviverão a você.
Algumas limitações desse simulador é, por exemplo, a perda de tensão de acordo com os componentes utilizados não é levada em consideração. Então é muito provável que quando for montar um circuito "grande" como este você tenha problemas de alimentação, mas nada que não possa ser corrigido na hora com a boa e velha gambiarra, ou como os engenheiros que conheço chamam: solução técnica não convencional.
Simuladores não possuem aplicação apenas em circuitos, podemos encontrar simuladores de voo, de cirurgias, de sistemas hidráulicos, como o CadeSIMU, de bicicleta, da nossa realidade como a conhecemos e se procurar direitinho deve ter até de macarrão.
Para os muito curiosos, senhoras(es) do futuro, seguem abaixo links que podem ajudar a se encontrar neste mundo dos simuladores:
https://prezi.com/p/mjyv11ftmzcw/aa/ - Esse link leva a apresentação do projeto em que essa simulação foi aplicada, fiquem a vontade para ver e mandar perguntas em caso de dúvidas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Matrix - Esse fala sobre o filme, vale a pena assistir meus bom.
https://www.labcenter.com/
https://www.nerd-rosa.com.br/post/os-10-melhores-simuladores-de-circuito-eletr%C3%B4nico-on-line
https://www.micropress.com.br/2016/09/15/as-melhores-ferramentas-gratuitas-e-online-para-simular-e-projetar-circuitos-impressos-eletronicos-e-pcbs/
Comentários
Postar um comentário